sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Tatianna Raquel Podcast Episódio 37: "Um hit parade fabuloso: o Top 5 com temáticas diferentes"

Olá, gente! Fala Tatianna Raquel e este é o meu podcast, aqui neste blog. Cada quinzena um assunto diferente pra você ficar bem informado no que rola por aí (acompanha também a versão em áudio, disponível em Mp3 para baixar e escutar no iPod Touch, no iPhone ou no Tablet. 
Bom divertimento! 

Aqui no podcast do meu blog, vamos estrear o Top 5 das músicas selecionadas - pela primeira vez e a partir de hoje. Comecemos com as temáticas, dessa vez algumas diferentes uma da outra (em ordem descrescente).

- 5º Lugar: "Mysterious Days" (Sarah Brightman)
Temática: As Mil e Uma Noites
Oriunda do CD Harem (2003), essa música tem um clima das Mil e Uma Noites, quanto mais sedutor e misterioso melhor, ponto extra se for vindo do Oriente Médio. Com base na mesma citada acima que Sherazade contou e escreveu para o povo árabe, a mesma temática (e o CD Harem) também influenciaria outros tantos trabalhos na multimídia estrangeira, como as músicas "Caravan" (2005) - do CD A Capital dos Vislumbres: As Doze Canções Enka Tocadas! (Enka Jūnikan Shōbu! Omokage no Miyako, 2005), visto sendo a faixa 4 do CD (também disponível em digital) - e "Nijiiro no Bayon" (2010, neste clipe, vemos o misto das Mil e Uma Noites com um clima de celebridade em grande estilo iridescente!), ambas cantadas por Kiyoshi Hikawa, bem como várias músicas com El ar'bi ("O árabe", 1992) do Khaled, entre outras. Quem banca Jasmine da história de Aladdin vai se surpreender!
- Para ouvir lendo: Noites da Arábia nos Olhos de Marsinah da minha autoria e as histórias das Mil e Uma Noites, incluindo Aladdin e Ali Babá e os 40 Ladrões, bem como Sherazade

- 4º Lugar: "Ptitsa Schast'ya (O Pássaro da Felicidade)" (Aleksandra Pakhmutova - intérprete: Vitas)
Temática: A felicidade que abrange tudo
A famosa peça do escritor belga Maurice Maeterlinck (1862-1949), O Pássaro Azul (L'oiseau Bleu, 1908), que teve não menos que várias adaptações cinematográficas e tudo, talvez tenha base na famosa canção de 1980, "O Pássaro da Felicidade" ("Ptitsa Schast'ya), que Aleksandra Pakhmutova (a compositora russa de todos os tempos) fez com seu marido Nikolai Dobronravov no meio daquele ano para o filme O Sport, Ty - Mir! (também de 1980). A canção fez muito sucesso na ex-URSS (hoje Rússia e CEI) e até hoje teve inúmeras regravações, inclusive a bem sucedida versão do cantautor, ator e fashion designer Vitas, cuja mesma canção também fez sucesso inesperado na China em 2006. Ela fala do pássaro da felicidade, que sobrevoa em busca de um futuro melhor e que nos faz felizes - de uma forma fabulosa - e que abrange todas as províncias do país dos sonhos e da realidade. (Convém lembrar que a música baseia o livro da minha autoria, O Pássaro da Felicidade, escrito e pronto três décadas depois.) A temática e música foram tantas que, 34 anos mais tarde, Kenji Miyashita e Toshiya Niitani pegaram uma carona na inspiração nesse pássaro da felicidade, dessa vez de uma forma diferente: compuseram, na primavera de 2014, uma música que fala de um bando de pássaros migratórios sobrevoando o Miho no Matsubara (perto do Monte Fuji) aproveitando a natureza em seu esplendor. O resultado foi Choito Kimagure Wataridori, cantada por Kiyoshi Hikawa, que se tornou um sucesso (o single foi lançado em setembro de 2014 e o CD com essa música - Enka Meikyoku Collection 20: Choito Kimagure Wataridori - dois meses depois. Em 19 de novembro do mesmo ano). Quem gosta de apreciar o pássaro da felicidade é muito feliz. 
- Para ouvir lendo: O Pássaro da Felicidade da minha autoria e O Pássaro Azul de Maurice Maeterlinck 

3º Lugar: "Kan'pai!" (Kiyoshi Hikawa - composição de Tsuyoshi Nagabuchi)
Temática: A influência na cultura japonesa
Em 1980, o cantautor Tsuyoshi Nagabuchi lançou outra bem conhecida e clássica canção popular japonesa,"Kan'pai!", que ele escreveu para o casamento de seu amigo. Ele apareceu pela primeira vez no álbum auto-intitulado de inéditas e como um único, mas gradualmente se tornou famoso em todo o país. Em 1988, ele gravou uma nova versão para um único e tornou-se seu segundo hit # 1 na parada de singles. Ao longo dos anos, vários artistas a regravaram (e a música foi destaque do Uta no champion dos programas Japan Pop Show e Imagens do Japão com Rosa Miyake respectivamente, tanto que me serviu de música-tema do livro Riyu Tyango, o Astro do Dragão - alusão aos encantos do Japão - a partir daí!) e em 2002 o cantor Kiyoshi Hikawa regravou ao vivo a música "Kan'pai!". Em 2007, Kiyoshi regravou ao vivo essa mesma música de Tsuyoshi Nagabuchi, "Kan'pai!", especialmente para essa ocasião, visto sendo a sua nova versão definitiva. "Kan'pai!" significa "à nossa!" (literalmente: "brindemos!", ou "vamos brindar!") em japonês. Quem é nikkei (e de descendência japonesa) vai poder relembrar os bons momentos em plena Terra do Sol Nascente.
- Para ouvir lendo: Riyu Tyango, o Astro do Dragão da minha autoria e alguns livros sobre o Japão e sua cultura em geral


2º Lugar: "Melô do Marinheiro" (Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso)
Temática: Marujos, navios e outras histórias náuticas
Depois de "Sailing on the Tide" do falecido Tony Peluso (que influenciou o conto da minha autoria, O Marujo das Marés), foi a vez de Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso estourarem com sua "Melô do Marinheiro" ("Entrei de gaiato no navio, uou!/Entrei, entrei, entrei pelo cano…), hit de 1986. Todo mundo até decorou a letra da música e cantou junto (corretamente) e a música, que tem histórias náuticas como temática, influenciou até filmes, seriados de tevê, livros (como O Marujo das Marés, a qual acabei de escrever no meio dos anos 90) e até músicas nacionais e estrangeiras, como "Abayo" (composição de Yasutaroh To e Yurio Matsui, cantada por Kiyoshi Hikawa; hit de 2007) e "Marujo" (hit da banda Chimarruts em 2014) - tudo decorado com leme, âncora, sereias, estrelas-do-mar, conchas… pra enriquecer o lance tanto náutico quanto submarino. (Um rápido aparte: em 9 de maio de 2007, quando 2 possíveis singles de Kiyoshi Hikawa foram simultaneamente lançados, "Kiyoshi no Sōran Bushi" já tinha conseguido um sucesso garantido, e  "Abayo" - contrário aos outros singles de outros artistas - foi além, ficando exatamente em segundo lugar entre as 20 mais na parada japonesa, uma posição acima de "Kiyoshi no Sōran Bushi", que ficou em terceiro. Como resultado, "Sōran Bushi" se tornou o "number-three-hit", "Abayo" o "number-two-hit", daquele mesmo ano.) E não é a toa que o sereismo e histórias náuticas se fundem! Quem é "marinheira de primeira viagem" ou sereia urbana, vale a pena curtir a melodia marítima e sereiar por aí!
- Para ouvir lendo: A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen, Sea Fever de John Masefield, O Marujo das Marés e A Garota do Fundo do Mar, ambas da minha autoria

1º Lugar: "Dream a Dream" (Charlotte Church dueto com Billy Gilman)
Temática: O primeiro amor além da fantasia
Com base em Pavane de Fauré, "Dream a Dream" é uma bonita canção que fala da menina e seu primeiro amor que, através dos sonhos, viajam a uma terra encantada sob a noite enluarada e estrelada, chamada Campos Elíseos ("Elysium", na letra original). (Era para Sarah Brightman ter cantado ela toda, mas estava ocupada devido às gravações do CD La Luna e a música coube a Charlotte Church, que fez dueto com Billy Gilman, hoje um bem sucedido cantor de música country.) A música foi lançada em 2000 (Liriel a regravou com Priscila Caprit sete anos depois) e fez sucesso não só nos dois lados do Atlântico, mas também no Japão e Austrália e a letra é cheia de sonho e fantasia que encanta o primeiro amor de ambos. As meninas que gostam dessa canção sonham com seu primeiro amor, vivem um conto de fadas com seu namorado ou relembram o primeiro amor além do sonho e da fantasia.
- Para ouvir lendo: Meu Jeffrey Jones da minha autoria e alguns livros românticos de conto de fadas ou fantasia que falem do primeiro amor de dois amantes pré-adolescentes

Se gostaram do Top 5 sobre músicas temáticas, qual musica você mais marcou sua vida, qual temática essa música representa pra você e por que esta mexeu com seu coração? Deixe seu comentário nas redes sociais:
No comentário da postagem da minha fanpage do Facebook:
http://www.facebook.com/TatiannaRaquelPage

No comentário do tweet do meu Twitter:
http://twitter.com/Tatianna_Raquel

No comentário da postagem no meu Instagram:
http://www.instagram.com/tatiannaraquel 

E eu vou postar sua música escolhida na próxima postagem! 
Cruze os dedos!



Baixar podcast em Mp3 pelo 4shared

Baixar podcast em Mp3 pelo Mediafire

Baixar todos os episódios da primeira temporada do podcast em Mp3 pelo MEGA


Nenhum comentário:

Postar um comentário