segunda-feira, 4 de março de 2013

Neste dia em 1977...

Era dia 4 de março de 1977 quando a série O Homem do Fundo do Mar (Man from Atlantis, NBC, 1977-1978, 17 episódios) estreava na rede de tevê americana NBC. Vamos saber mais?
 

O Homem da Atlântida (Portugal) ou O Homem do Fundo do Mar (Brasil), com o título original Man from Atlantis, foi uma seriado de televisão norte-americana dos anos 1977 e 1978. O protagonista era Mark Harris, interpretado por Patrick Duffy, um sobrevivente do continente perdido de Atlântida. Duffy depois seria um dos principais personagens da telenovela americana Dallas.

No Brasil o filme piloto foi exibido pela Rede Globo com grande sucesso, o que levou a que a série também fosse ao ar pela mesma emissora. Em Portugal a exibidora foi a RTP1.

Esta série foi exibida também pela Rede Record nos anos 80.

Um misterioso homem é encontrado nas praias com amnésia. Chamado de Mark Harris, cientistas descobrem ser ele uma espécie de anfíbio e acreditam que seja o último sobrevivente da cidade perdida de Atlântida. Dotado de extraordinárias habilidades tais como respirar debaixo d'água e resistir a extrema pressão, além de possuir super-força, Harris tinha guelras próximas às orelhas e membranas entre os dedos das mãos e dos pés, além de olhos especiais que o permitiam enxergar nas profundezas do oceano.

Harris entra para a equipe da Fundação de Pesquisas Oceânicas, uma agência do governo americano que explora as profundezas dos oceanos em um sofisticado submarino chamado Cetacean. (Em algumas viagens foi exibido uma miniatura criada pela equipe de Gene Warren).Harris tinha um interesse romântico, a Dra. Elizabeth Merrill (que o ajudara a se recuperar). Outro companheiro era CW Crawford. Os dois trabalhavam na Fundação. O vilão era o Senhor Schubert, que aparece no filme piloto e em vários episódios da série.

O seriado fez sucesso no Brasil, China e no exterior, exceto nos EUA, e acabou durando uma temporada só. Mas por aqui, só os 17 episódios foram exibidos e reprisados durante três anos, primeiro nas tardes de domingo da Globo e depois na Record (sim, você leu direito!). O mesmo foi exibido e reprisado também na tevê a cabo Retro e pode ser disponível em DVD e Blu-Ray (vamos cruzar os dedos pra que o Blu-Ray do seriado Man from Atlantis seja lançado por aqui!).

Curiosidades:

Inicialmente a série seria sobre o atlante Namor, temendo que o público o confundisse com o Sr. Spock, o projeto foi alterado. Man From Atlantis se tornou notável por ter sido a primeira série de TV americana a ser exibida na República Popular da China (em 1980). Na época a "Camarilha dos quatro" perdeu o poder para Deng Xiaoping e a pesquisa científica começou a despertar interesse. Em 1978 a Marvel Comics publicou sete revistas em quadrinhos do Man From Atlantis, escritas Bill Mantlo com desenhos de Frank Robbins e Frank Springer. As revistas foram lançadas no Brasil pela Bloch Editores.


Galeria de fotos da nossa série favorita Man from Atlantis





 




 




 




 





 






 





 

 
Tema de abertura de Man from Atlantis (composição de Fred Karlin)
 
 


P.S.: Confira também no blog Voyagers Guidebook (em inglês) um artigo sobre minha série favorita que eu assisti quando eu tinha 5 anos de idade, Man from Atlantis: http://voyagersguidebook.blogspot.com.br/2011/02/man-from-atlantis-ode-to-mark-elizabeth_20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário